| Data | Hora | Evento | Tanque 3000L | Pressao carreta kgF/cm2 | Vol gas carreta m3 | Litros retirados pela WM | Litros devidos à WM |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 2024-12-09 | 00:00 | Dewars WM retirados no total de 1357L, pagou a dívida restante de 413L da 2a liquefacao, e sobraram 944L, a serem deduzidos da 3a liquefação | 1950 | 32 | * | 2506 | 0 |
| 2024-11-18 | 15:19 | Dewars WM retirados no total de 1757L | 1950 | 32 | * | 2093 | 413 |
| 2024-10-16 | 12:07 | Retirada da carreta | 1950 | 32 | * | 336 | 2170 |
| 2024-10-15 | 17:09 | Temperatura do liquefator 285 kelvin | 2000 | 32 | * | 336 | 2170 |
| 2024-10-15 | 08:46 | dewar 3000 aliviando pressão , no momento esta com 4 psi por isso aumentou o indicador de nível esta marcando 2000 litros . A temperatura do liquefator esta em 283 kelvin. | 2000 | 32 | * | 336 | 2170 |
| 2024-10-14 | 16:42 | Fechamento da 2a carreta. Rubens retirou tanque com 275 L. Liquefator aquecendo natural terceiro dia, temperatura chegou a 275K. | 1950 | 32 | * | 336 | 2170 |
| 2024-10-12 | 11:53 | Encontrei liquefator parado. Vagner informou que o liquefator parou por volta das 19:00 da sexta feira, justamente quando houve uma tempestade. Os computadores não desligaram, mas na opinião do Vagner pode ter acontecido uma flutuação que causou o desligamento do compressor, que ocasionou a parada da máquina. O chiller Refrisat continou operando e só foi desligado no domingo 13-10-2024. A parada do liquefator ocasionou um aumento pressão no tanque 3000L, que ficou bloqueado da recuperação, o que gerou escape de hélio pela válvula de segurança do tanque. O excesso de pressão só foi aliviado no domingo 13-10-2024. | 0 | * | * | 336 | 2275 |
| 2024-10-11 | 14:55 | Dewars WM retirados, pagou 1a liquefacao, e sobraram 336L | 2450 | 34 | 654 | 336 | 2275 |
| 2024-10-10 | 15:38 | O Purificador desentupiu e esta funcionando normalmente. O dewar 1478 foi abastecido e esta com 295 litros | 2150 | 34 | 654 | 0 | 2611 |
| 2024-10-10 | 09:17 | O liquefator esta operando na entrada do limpo e está sendo resfriado o dewar 1478 que está com o vácuo ruim . Temos 3 dewars cheios , dewar 1607 com 536 litros , dewar 2419 com 520 litros e dewar 1820 com 528 litros. | 2450 | 34 | 654 | 0 | 2611 |
| 2024-10-09 | 17:18 | Aparentemente entupiu purificador do liquefator , esta operando pela entrada do limpo da carreta. O purificador foi desligado, operando no modo limpo | 2200 | 48 | 912 | 0 | 2353 |
| 2024-10-09 | 08:17 | Inicio do término do abastecimento do dewar 2419. A alta evaporação de hélio, gerada pelo abastecimento de tanques quentes, gerou um excesso de gás que foi armazenado na bateria de gás sujo. Neste momento foi desconectada a carreta e o liquefator passou operar com a bateria de sujo no modo purificador. | 2650 | 48 | 912 | 0 | 2353 |
| 2024-10-08 | 15:03 | Dewar1820 esta com 540 litros , dewar 1607 esta com 136 litros e Dewar 2419 esta com aproximadamente 512 litros | 2250 | 66 | 1233 | 0 | 2032 |
| 2024-10-08 | 05:59 | Foi iniciado o término do abastecimento do dewar WM 1820 | 2950 | 67 | 1251 | 0 | 2014 |
| 2024-10-07 | 16:01 | Foi iniciado o abastecimento do dewar WM 2419 e também apresentou vácuo insatisfatório. | 2600 | 83 | 1528 | * | 1737 |
| 2024-10-07 | 09:00 | Foi ligado o nitrogênio liquido e iniciado o abastecimento do dewar WM 1607. A Bateria da baleria da balança esta no carregador e no momento não possível verificar o nível do dewar WM 1820 .Todos os tubos da carreta estão abertos alimentando o liquefator . | 2850 | 83 | 1528 | 0 | 1737 |
| 2024-10-06 | 16:23 | Para que o tanque de 3000L não corresse o risco de transbordar durante a noite, desliguei o nitrogenio líquido via chave solenóide. Inicialmente o sensor TE-7 indicava 77K e o sensor TE-C oscilava entre 18 e 22K. Após uma hora, TE-7 indicava 151K e TE-C oscilava entre 21K e 26K. Pressão no manometro da carreta indicava 64kgF/cm2. | 2750 | * | * | 0 | * |
| 2024-10-05 | 17:07 | Carreta com apenas tubos 8,10,11,12 abertos-pressao 76kgF/cm2. Abri tubos 4 e 5 - pressao subiu a 88kgF/cm2 | 2150 | * | * | 0 | * |
| 2024-10-04 | 18:46 | À tarde foi iniciado o abastecimento do dewar da WM número 1820. Apresentou vácuo insatisfatório, demonstrado pela condensação de agua no seu exterior, até começar a acumular liquido. No momento ele esta com aproximadamente 220 litros . | 1550 | 133 | 2345 | 0 | 920 |
| 2024-10-04 | 08:00 | Nenhuma ocorrência desde última medida | 1650 | 138 | 2422 | 0 | 843 |
| 2024-10-03 | 16:20 | Alimentando o liquefator estão 1 tubo da carreta e 2 tubos da bateria branca todos com 128 Kgf/cm2 | 1250 | 147 | 2561 | 0 | 704 |
| 2024-10-03 | 11:30 | Neste momento todos os tubos da carreta estão com a mesma pressão e o Liquefator esta sendo alimentado por 2 tubos da bateria branca da criogenia | 1100 | 165 | 2832 | 0 | 433 |
| 2024-10-03 | 08:00 | Com o abastecimento do tanque de Nitrogênio liquido feito perto das 20 horas do dia 02/10 , a válvula de entrada de nitrogênio liquido do liquefator acabou bloqueando e consequentemente diminuiu a produção de hélio liquido , o problema ja foi sanado . | 950 | * | * | 0 | * |
| 2024-10-02 | 16:35 | Liquefator produzindo alimentado por 2 tubos da carreta + 2 tubos da bateria branca da Criogenia. Metalplan voltou a dar falha e parou. Imediatamente foi acionado o Refrisat, desta vez com bom sincronismo, e o compressor não caiu. | 850 | * | * | 0 | * |
| 2014-10-02 | 09:00 | Tecnico da AREJ comparece e conserta chiller Metalplan (sensor de temperatura estava deslocado). Para trocar os disjuntores do Refrisat, que o tecnico da AREJ troxe, desligamos Refrisat e ligamos Metalplan - o sincronismo falhou e o compressor caiu, gerando a queda do liquefator. Após uma meia hora o liquefator foi acionado. | 650 | 174 | 2964 | 0 | 301 |
| 2014-10-02 | 06:30 | Parada do liquefator para regulagem de vávulas e logo em seguida acionamento do mesmo | 650 | 174 | 2964 | 0 | 301 |
| 2024-10-01 | 16:00 | Chiller Metalplan apresenta falha no sensor de saída de água e para de funcionar e com isso acaba desligando o compressor de liquefação e o Liquefator. É acionado o Chiller Refrisat e com isso é acionado o compressor e o Liquefator.O lLiquefator ainda esta em processo de resfriamento , sem acúmulo de hélio liqueido. | 650 | 174 | 2964 | 0 | 301 |
| 2024-10-01 | 13:00 | Término de cleanup e acionamento do liquefator | 650 | 174 | 2964 | 0 | 301 |
| 2024-09-30 | 14:45 | Inicio do cleanup para acionar liquefator | 650 | 174 | 2964 | 0 | 301 |
| 2024-09-30 | 13:30 | Alivio de pressao na carreta para bateria branca | 650 | 174 | 2964 | 0 | 301 |
| 2024-10-19 | 17:00 | Temperatura no liquefator nao caia abaixo de 40K, indicativo de impurezas (entupimento). Segundo engenheiro da Linde, isso ocorreu pq não foi feito o procedimento de cleanup (ver manual seção 5.5.3), que precisa ser feito sempre que o liquefator ficar parado mais do que 10-14 dias. Liquefator foi desligado, desmontado, para limpeza dos pistões, o que não era feito desde os tempos da pandemia | 850 | 195 | 3265 | 0 | 0 |
| 2024-09-19 | 14:30 | Acionamento do liquefator | 850 | 195 | 3265 | 0 | 0 |
| 2024-09-19 | 13:30 | Chegada carreta | 850 | 195 | 3265 | 0 | 0 |