Página da Criogenia











Data Hora Evento Tanque 3000L Pressao carreta kgF/cm2 Vol gas carreta m3 Litros retirados pela WM Litros devidos à WM
2024-12-09 00:00 Dewars WM retirados no total de 1357L, pagou a dívida restante de 413L da 2a liquefacao, e sobraram 944L, a serem deduzidos da 3a liquefação 1950 32 * 2506 0
2024-11-18 15:19 Dewars WM retirados no total de 1757L 1950 32 * 2093 413
2024-10-16 12:07 Retirada da carreta 1950 32 * 336 2170
2024-10-15 17:09 Temperatura do liquefator 285 kelvin 2000 32 * 336 2170
2024-10-15 08:46 dewar 3000 aliviando pressão , no momento esta com 4 psi por isso aumentou o indicador de nível esta marcando 2000 litros . A temperatura do liquefator esta em 283 kelvin. 2000 32 * 336 2170
2024-10-14 16:42 Fechamento da 2a carreta. Rubens retirou tanque com 275 L. Liquefator aquecendo natural terceiro dia, temperatura chegou a 275K. 1950 32 * 336 2170
2024-10-12 11:53 Encontrei liquefator parado. Vagner informou que o liquefator parou por volta das 19:00 da sexta feira, justamente quando houve uma tempestade. Os computadores não desligaram, mas na opinião do Vagner pode ter acontecido uma flutuação que causou o desligamento do compressor, que ocasionou a parada da máquina. O chiller Refrisat continou operando e só foi desligado no domingo 13-10-2024. A parada do liquefator ocasionou um aumento pressão no tanque 3000L, que ficou bloqueado da recuperação, o que gerou escape de hélio pela válvula de segurança do tanque. O excesso de pressão só foi aliviado no domingo 13-10-2024. 0 * * 336 2275
2024-10-11 14:55 Dewars WM retirados, pagou 1a liquefacao, e sobraram 336L 2450 34 654 336 2275
2024-10-10 15:38 O Purificador desentupiu e esta funcionando normalmente. O dewar 1478 foi abastecido e esta com 295 litros 2150 34 654 0 2611
2024-10-10 09:17 O liquefator esta operando na entrada do limpo e está sendo resfriado o dewar 1478 que está com o vácuo ruim . Temos 3 dewars cheios , dewar 1607 com 536 litros , dewar 2419 com 520 litros e dewar 1820 com 528 litros. 2450 34 654 0 2611
2024-10-09 17:18 Aparentemente entupiu purificador do liquefator , esta operando pela entrada do limpo da carreta. O purificador foi desligado, operando no modo limpo 2200 48 912 0 2353
2024-10-09 08:17 Inicio do término do abastecimento do dewar 2419. A alta evaporação de hélio, gerada pelo abastecimento de tanques quentes, gerou um excesso de gás que foi armazenado na bateria de gás sujo. Neste momento foi desconectada a carreta e o liquefator passou operar com a bateria de sujo no modo purificador. 2650 48 912 0 2353
2024-10-08 15:03 Dewar1820 esta com 540 litros , dewar 1607 esta com 136 litros e Dewar 2419 esta com aproximadamente 512 litros 2250 66 1233 0 2032
2024-10-08 05:59 Foi iniciado o término do abastecimento do dewar WM 1820 2950 67 1251 0 2014
2024-10-07 16:01 Foi iniciado o abastecimento do dewar WM 2419 e também apresentou vácuo insatisfatório. 2600 83 1528 * 1737
2024-10-07 09:00 Foi ligado o nitrogênio liquido e iniciado o abastecimento do dewar WM 1607. A Bateria da baleria da balança esta no carregador e no momento não possível verificar o nível do dewar WM 1820 .Todos os tubos da carreta estão abertos alimentando o liquefator . 2850 83 1528 0 1737
2024-10-06 16:23 Para que o tanque de 3000L não corresse o risco de transbordar durante a noite, desliguei o nitrogenio líquido via chave solenóide. Inicialmente o sensor TE-7 indicava 77K e o sensor TE-C oscilava entre 18 e 22K. Após uma hora, TE-7 indicava 151K e TE-C oscilava entre 21K e 26K. Pressão no manometro da carreta indicava 64kgF/cm2. 2750 * * 0 *
2024-10-05 17:07 Carreta com apenas tubos 8,10,11,12 abertos-pressao 76kgF/cm2. Abri tubos 4 e 5 - pressao subiu a 88kgF/cm2 2150 * * 0 *
2024-10-04 18:46 À tarde foi iniciado o abastecimento do dewar da WM número 1820. Apresentou vácuo insatisfatório, demonstrado pela condensação de agua no seu exterior, até começar a acumular liquido. No momento ele esta com aproximadamente 220 litros . 1550 133 2345 0 920
2024-10-04 08:00 Nenhuma ocorrência desde última medida 1650 138 2422 0 843
2024-10-03 16:20 Alimentando o liquefator estão 1 tubo da carreta e 2 tubos da bateria branca todos com 128 Kgf/cm2 1250 147 2561 0 704
2024-10-03 11:30 Neste momento todos os tubos da carreta estão com a mesma pressão e o Liquefator esta sendo alimentado por 2 tubos da bateria branca da criogenia 1100 165 2832 0 433
2024-10-03 08:00 Com o abastecimento do tanque de Nitrogênio liquido feito perto das 20 horas do dia 02/10 , a válvula de entrada de nitrogênio liquido do liquefator acabou bloqueando e consequentemente diminuiu a produção de hélio liquido , o problema ja foi sanado . 950 * * 0 *
2024-10-02 16:35 Liquefator produzindo alimentado por 2 tubos da carreta + 2 tubos da bateria branca da Criogenia. Metalplan voltou a dar falha e parou. Imediatamente foi acionado o Refrisat, desta vez com bom sincronismo, e o compressor não caiu. 850 * * 0 *
2014-10-02 09:00 Tecnico da AREJ comparece e conserta chiller Metalplan (sensor de temperatura estava deslocado). Para trocar os disjuntores do Refrisat, que o tecnico da AREJ troxe, desligamos Refrisat e ligamos Metalplan - o sincronismo falhou e o compressor caiu, gerando a queda do liquefator. Após uma meia hora o liquefator foi acionado. 650 174 2964 0 301
2014-10-02 06:30 Parada do liquefator para regulagem de vávulas e logo em seguida acionamento do mesmo 650 174 2964 0 301
2024-10-01 16:00 Chiller Metalplan apresenta falha no sensor de saída de água e para de funcionar e com isso acaba desligando o compressor de liquefação e o Liquefator. É acionado o Chiller Refrisat e com isso é acionado o compressor e o Liquefator.O lLiquefator ainda esta em processo de resfriamento , sem acúmulo de hélio liqueido. 650 174 2964 0 301
2024-10-01 13:00 Término de cleanup e acionamento do liquefator 650 174 2964 0 301
2024-09-30 14:45 Inicio do cleanup para acionar liquefator 650 174 2964 0 301
2024-09-30 13:30 Alivio de pressao na carreta para bateria branca 650 174 2964 0 301
2024-10-19 17:00 Temperatura no liquefator nao caia abaixo de 40K, indicativo de impurezas (entupimento). Segundo engenheiro da Linde, isso ocorreu pq não foi feito o procedimento de cleanup (ver manual seção 5.5.3), que precisa ser feito sempre que o liquefator ficar parado mais do que 10-14 dias. Liquefator foi desligado, desmontado, para limpeza dos pistões, o que não era feito desde os tempos da pandemia 850 195 3265 0 0
2024-09-19 14:30 Acionamento do liquefator 850 195 3265 0 0
2024-09-19 13:30 Chegada carreta 850 195 3265 0 0