Página da Criogenia
Criogenia do IFUSP
Histórico
Matéria sobre a Criogenia no BIFUSP
Monitoramento diário
Estoque de hélio
Gráfico do saldo/estoque vs tempo
Diário da Criogenia
Diário do liquefator
Serviços da Criogenia
N
2
líquido - procedimentos
N
2
líquido - agendamento
N
2
líquido - autorização
He líquido - procedimentos
He líquido - agendamento
He líquido - autorização
He gás
Agendamento carreta DFN
Autorização carreta DFN
Calculadoras
Conversão de hélio gás em líquido
Volume extraído de carreta quando aliviada para bateria
Perdas na reciclagem para um lab
Perdas na reciclagem - total da Criogenia
Quanto hélio ainda cabe nas baterias?
Calculadora do Valdir
Manuais técnicos
Liquefator Linde modelo 1410
Compressor Linde modelo RS
Balão de estocagem de hélio de 15 m
3
Restabelecimento da Criogenia
Fundamentos
Painel de controle
Circuito de recuperação
Compras
Serviços externos
Fundamentos
Carretas WM
Cadastro
Clientes N
2
cadastrados
Cadastro cliente N
2
Clientes He cadastrados
Cadastro cliente He
Ajuda
Contato
Versão
Recuperação da Criogenia
Cronologia de problemas e soluções:
(novembro de 2025) Antes da atual administração da Criogenia, o liquefator podia abastecer apenas dewars de 500L, com acoplamento direto. Quando o dewar enchia, o liquefator é desligado, o dewar era desacoplado, um dewar vazio de 500L era acoplado ao liquefator, que era acionado de novo. Este procedimento tem as seguintes desvantagens: (1) o ligar e desligar do liquefator e sua exposição à atmosfera pode causar entupimento e interomper a operação de liquefação por muitos dias, e reduz a vida útil do liquefator e perféricos; (2) o acoplamento e desacoplamento de dewars gera perdas de hélio; (3) impede atender usuários que necessitem de dewars menores do que 500L. Foi adotado um procedimento novo, no qual
o mesmo dewar de 500L
permanece acoplado ao liquefator
o tempo todo
; o abastecimento de outros dewars é feito em série. No procedimento novo o liquefator opera sem interrupções, eliminando chances de entupimento, de falhas técnicas, e de perdas de hélio. Além disso, o procedimento novo permite atender os clientes com dewars de qualquer volume. Para viabilizar o procedimento foi necessário instalar um monitor de vazão (válvula ping-pong).
Na imagem o liquefator abastece um dewar, que por sua vez abastece o dewar da White Martins, acoplado em série.
(novembro de 2025) Finalizada a recuperação de dois compressores, usados com o liquefator de hélio mais antigo. Este liquefator foi acionado após mais de dez anos parado, com um único compressor acoplado, produzindo em torno de 5 litros de hélio líquido por hora. Foi consertado um segundo compressor, e a produção chegou a 15L/hora.
Imagem dos compressores recuperados, para funcionamento com o liquefator de hélio mais antigo.
(outubro de 2025) O RDT quebrado em maio (veja anotação de maio de 2025), sua substituição foi orçada em US$ 40.000,00. Foi feita uma tentativa de consertar o RDT quebrado e seu ponto mais fraco foi reforçado com uma luva de latão, soldada em estanho-prata. O gargalo do tanque de 3000L foi adaptado para acomodar a entrada do RDT folga, para reduzir a alavanca mecânica que pode causar a quebra do RDT. O RDT será testado na primeira oportunidade, quando for usado o tanque de 3000L.
Imagem do RDT soldado e reforçado, incluido a peça de acomodação.
(8 de agosto de 2025) Em reunião com a Linde, ficou esclarecido que (1) o liquefator antigo tem muito futuro, por ser interiamente manual; (2) O controldor PY370 do liquefator novo não precisa ser reposto; (3) A redução abrupta da produção do liquefator novo pode estar relacionada à má inserção no RDT no liquefator, e a redução gradual à contaminação.
(agosto de 2025) O gráfico do estoque mostra que ainda há uma redução diária de aproximadamente 5 m
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de hélio. Isso equivale a 75% da evaporação do estoque de líquido. O escape para a atmosfera pode ocorrer (1) na tubulação que conecta a evaporação ao compressor; (2) no compressor (3) na tubulação que conecta o compressor com as baterias (4) nas baterias. Para testar isso, foram tomadas as seguintes providencias: (1) a compressão foi direcionada para uma única bateria, a de numero 4; (2) As baterias foram isoladas umas das outras, para monitoramento individual; (3) um gasômetro está sendo instalado entre a evaporação e o compressor
(junho de 2025) O restabelecimento da Criogenia possibilitou o retorno da pesquisa criogênica em altos campos no Laboratório de Magneto-Óptica (LMO), após uma interrupção de mais de três anos. Esta interrupção foi imposta pelo estado deplorável da Criogenia, cuja manutenção estava completamente abandonada, por conta da qual em junho de 2022 as perdas na reciclagem do hélio atingiram insuportáveis 60%.
(junho de 2025) A produção do liquefaror caiu pela metade, por razão ainda não-esclarecida
Entretanto, este
video do painel do liquefator em operação
mostra que os parametros de funcionamento estão dentro da normalidade.
Foi levantada a suspeita de que a origem do problema seja o mal funcionamento da
válvula 345.
Foi proposto também substituir o
componente PY-370, mostrado neste vídeo.
(maio de 2025) Quebra do RDT (remote delivery tube), a tubulação que conecta o liquefator com o tanque de armazanemento de hélio líquido, de volume de 3000 litros
(abril de 2025) Múltiplos vazamentos identificados na tubulação de plástico interna da Criogenia, que conecta a recuperação com o compressor. Extensão da tubulação: total de 60 metros.
Este vazamento gerou uma perda diária de quase 15 m
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durante mais de 20 dias.
A tubulação com vazamentos foi isolada e instalada uma tubulação de borracha provisória em paralelo para não paralizar a Criogenia
(abril de 2025) Quebra de chiller da Metalplan
(fevereiro de 2025) Video relatando a cronologia da recuperação da Criogenia entre agosto de 2024 e fevereiro de 2025 apresentado ao Conselho do DFMT (25 de fevereiro de 2025)
(Veja o vídeo aqui).
(fevereiro de 2025) Regulador de pressão do painel de interface baterias/liquefator finalmente substituído
(fevereiro de 2025) Segmentação dos balões, para identificar e isolar os balões furados
(janeiro de 2025) Evidencia da gravidade do rombo nos balões, que geraram perdas de 900 litros de hélio.
Gráfico aqui.
(janeiro de 2025) Vídeo mostrando o estado deplorável dos balões de recuperação.
(Veja o vídeo aqui).
(janeiro de 2025) Rombo descoberto no balão de 30 m
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. Um relatório preliminar dos problemas identificados, de autoria de Paulo Sérgio Martins da SIlva, com a proposta de soluções, está disponível no link
aqui.
(dezembro de 2024) Vazamento descoberto na linha de conexão entre balão e compressor
(dezembro de 2024) Vazamentos descobertos na conexão de tanques de hélio com a porta de recuperação
(novembro de 2024) Contator de compressor queimado; chave de compressor quebrou; compressor de reposição apresentou vazamento
(outubro de 2024) Isolamento de todos os laboratórios da linha de recuperação
(setembro/2024) Conserto dos chillers Refrisat e Metalplan, a um custo total de R$16.500,00
(agosto de 2024) Chillers quebrados
(junho de 2024) Regulador de pressão do painel de interface baterias/liquefator falhando
(junho de 2024) Bateria recarregável da Balança para pesagem de dewars não segurava carga por vencida
(junho de 2024) Multiplos vazamentos descobertos na linha de recuperação dos laboratórios
(junho de 2024) Buraco descoberto na linha de recuperação subterrânea dos laboratórios